Fixo: (+351) 210 154 199 / Tlm: 965 504 804 / Tlm: 934 519 092 expressimport2011@gmail.com

AS PLATAFORMAS VIBRATÓRIAS FUNCIONAM?

As plataformas Vibratórias têm inúmeros benefícios mas também têm contra indicações, e perante isto quem usa ou está a pensar adquirir uma deve deparar-se com a seguinte pergunta: Será que as plataformas vibratórias funcionam?
A resposta é sim e Porque? Para responder a esta pergunta é importante saber como é que estes aparelhos de fitness funcionam.
No seu interior possui motores que ligados têm a capacidade de submeter a base da plataforma a movimentos vibratórios, que se movimentam em todas as direcções a velocidades de 30 a 50 vezes por minuto mas sem que quem se encontra em cima dela se aperceba dos mesmos.

Este fenómeno leva a criação de um desequilíbrio no seu centro de gravidade obrigando-o a fazer esforço para manter o equilíbrio.
Quais são os efeitos das plataformas vibratórias sobre o seu corpo:

O que acontece na prática sobre o seu organismo é um aumento do campo gravitacional graças as constantes variações de movimentos vibratórios.
Por outras palavras o seu corpo recebe a informação que a gravidade sofreu um aumento mas na prática os movimentos da plataforma juntam-se ao da gravidade e obrigam a que mais músculos tenham de responder aos estímulos e consequentemente maior utilização de fibras musculares.
Esta solicitação muscular leva a que se consiga obter grandes benefícios com as plataformas vibratórias para a sua saúde. Dai que esta seja usada no tratamento da celulite, na musculação entre outros.

PLATAFORMAS VIBRATÓRIAS CONTRA A CELULITE

Cada vez mais existe uma preocupação com a aparência por parte das mulheres e ter celulite não é bom. Nesta área as plataformas Vibratórias podem ter um papel importante contra a celulite.
Para perceber como e que a utilização e uma plataforma Vibratória contra a celulite pode ajudar a reduzir a mesma é importantes referir o que esta faz sobre o organismo.
Este Aparelho de fitness para além de outros benefícios provoca um aumento da frequência cardíaca pela utilização de um movimento vibratório que estimula a circulação sanguínea para além de que leva a um aumento do metabolismo em repouso, que ao longo do tempo pode levar ao aumento do consumo de calorias por dia.
Graças ao que foi referido atrás a plataforma Vibratória levam ao longo do tempo á redução da gordura corporal e à drenagem linfática bem como à produção de colágeno que hoje em dia é responsável por resultados surpreendentes na melhoria da aparência da pele.
Porém deve estar a pensar que encontrou a solução para combater o seu problema de celulite, em parte é verdade mas estes exercícios devem ser complementados com exercícios de teor aeróbio e de musculação.

PLATAFORMAS VIBRATÓRIAS NA MUSCULAÇÃO

As Plataformas vibratórias são uma máquina de fitness que possui a capacidade de aumentar a gravidade sobre o corpo de quem a utiliza, levando a que os nossos músculos respondam a este estímulo contraindo-se.
Por esta Razão este aparelho pode ser utilizado na musculação seja para tonificar os músculos seja para aumentar a massa muscular.
Aparentemente quem olha para esta máquina pode pensar que esta é inofensiva e que a sua utilização é muito fácil mas tal não é verdade.
A título de exemplo se fizer sucessivos agachamentos de forma incorrecta pode causar danos nas suas articulações e coluna vertebral, mas se estes exercícios forem efectuados de forma menos correcta sobre uma superfície instável e com movimentos vibratórios os danos e lesões podem ser muito frequentes.
Por esta razão é muito importante que personal trainer ou alguém habilitado faça o acompanhamento de quem está a usar as plataformas vibratórias para fazer musculação.
Saiba desde já que para além de potenciar a contração muscular, com a utilização destas máquinas pode de igual forma obter uma massagem com a utilização do movimento vibratório e assim estimular a circulação sanguínea e o relaxamento do corpo.
Se utilizar as plataformas regularmente (cerca de três vezes por semana), podem com certeza ser usadas na musculação pois para além de outros benefícios vai ser possível aumentar massa magra e óssea e aumento da Massa muscular.
No momento de escolher a plataforma que vai usar para este fim saiba que existe muita oferta no mercado, desde máquinas para usar em casa a profissionais, existem de igual forma as plataformas vibratórias semi-profissionais mas tenha cuidado com a sua utilização siga sempre as instruções dos exercícios que normalmente acompanham a plataforma para evitar problemas e lesões musculares entre outras.

PLATAFORMAS VIBRATÓRIAS CONVERTEM GORDURA EM ENERGIA

As plataformas vibratórias e seus benefícios não deixam ninguém indiferente. Perante isto este aparelho de fitness tem sido alvo de vários estudos científicos para determinar a veracidade dos mesmos bem como dos efeitos pela utilização contínua sobre o organismo e mais especificamente sobre o sistema circulatório e Hormonal.
Destes estudos verificou-se que o exercício com as plataformas vibratórias provoca um aumento do funcionamento do Hipotalamo que como se sabe é o responsável pela sensação de Fome, Sede e Ritmos Biológicos entre outros.
Aparentemente esta descoberta não nos diz nada mas se termos em linha de conta que um aumento do funcionamento do hipotalamo vai provocar um aumento da produção da hormona de crescimento e da Testosterona com benefícios extraordinários principalmente para as mulheres dado que estas duas contribuem para a regeneração muscular.
Para além disso estes dois elementos podem contribuir fortemente para que o nosso organismo queime o excesso de gordura acumulado e o transforme em energia.
Além dos benefícios hormonais existem melhorias evidentes a nível físico e estético pois o movimento de vibração leva ao aumento da capilarização dos tecidos que leva directamente a uma maior necessidade de oxigénio e sangue essenciais para o funcionamento dos músculos para queimarem gordura.
As plataformas vibratórias representam uma boa opção para todas as mulheres que pretendem através do exercício físico melhorar a forma física, tonificar os músculos e aumentar a sua força muscular, e ao mesmo tempo levar a que o seu organismo comece a queimar as reservas de gordura em vez de acumular ainda mais.

RESULTADOS DO USO DAS PLATAFORMAS VIBRATÓRIAS

Para quem não usa plataformas vibratórias saiba que 10 minutos de treino equivalem a uma hora de treino habitual com outro tipo de exercício.
Com esta relação são muitos os benefícios da plataforma vibratória e os resultados obtidos com a sua utilização são surpreendentes, destes
destacam-se:

  • Emagrecimento e efeito lipolítico – Plataforma age directamente no músculo e massa gorda, permitindo a queimar gordura pelo efeito
    lipolítico essencial para eliminar toxinas do organismo.
    Efeito Anti-celulite e drenagem linfática – Actua simultaneamente nas pernas, nádegas, barriga e sem qualquer dor. A acção de drenagem é excelente.
  • Melhoria da circulação sanguínea – O sangue leva oxigénio para as células do corpo, evitando a sensação de pernas cansadas e
    melhorar a circulação sanguínea, limitando assim os problemas venosos.
  • Diminuição do risco cardiovascular – Os testes clínicos mostraram que o uso da plataforma reduz a taxa de colesterol e os triglicerideos.
  • Melhorias da Condição física – Todos podem praticar, incluindo pessoas de idade ou as que não praticam desporto.
    Gradualmente, as articulações, tendões, nervos e os órgãos internos, são reforçados e o seu coração fica mais forte. Ajuda a recuperar o prazer de se mover, o equilíbrio e a postura.
  • Praticar exercício em função do seu IMC – Existem Plataformas Vibratórias que, incluem a função de cálculo do IMC – Índice de Massa Corporal, para que possa praticar os seus exercícios de acordo com o seu peso e a sua altura.
    Trata-se de um método fácil e rápido para a avaliação do nível de gordura de cada pessoa, ou seja, é um medidor internacional de obesidade adoptado pela Organização Mundial da Saúde.
    Emagreça de forma simples, segura e com prazer com as plataformas Vibratórias…

PLATAFORMAS VIBRATÓRIAS CONTRA A OSTEOPOROSE

Segundo estudos recentes a utilização do Movimento de Vibração obtido pela utilização das plataformas Vibratórias tem obtido resultados fantásticos para doentes que sofrem de Osteoporose.
A Osteoporose é uma doença caracterizada pela diminuição da massa óssea e consequente enfraquecimento do osso tornando-o mais propenso a fracturas.
Esta Doença quando é diagnosticada precocemente pode ser minimizada com os tratamentos disponíveis. A parte negativa desta doença é ser diagnosticada tardiamente e num estado mais avançado.
As opções de Tratamento e as mais eficientes são a utilização da medicação, alimentação rica em cálcio e o exercício físico.
O exercício físico independentemente da idade desempenha um papel importante na no aumento da formação da massa óssea.
Mas estudos recentes comprovaram que a utilização das Plataformas vibratórias e do seu movimento vibratório sobre o organismo provocavam o aumento da massa óssea apenas com 3 sessões de 30 minutos por semana.
Como actuam as plataformas vibratórias na osteoporose?
O movimento de vibração da plataforma sobre o organismo ainda que num nível baixo leva à necessidade dos músculos efectuarem movimentos de contração e Relaxamento para manter o equilíbrio levando à tonificação dos músculos e por seu lado a pequeno traumatismo no osso.
Estes pequenos traumatismos vão levar o organismo a desenvolver um processo de Osteogênese para regenerar o osso para, se sujeito a novas agressões e isso inclui um aumento da massa óssea.
A plataforma Vibratória vai exercer o seu efeito vibratório sobre as fibras musculares de acção rápida provocando um
aumento da densidade óssea mas também um aumento da força muscular e consequente melhoria no controle postural e equilíbrio.
Esses benefícios podem ajudar a reduzir o risco de quedas e desta forma reduzir o risco de fracturas em pessoas que sofrem com a osteoporose.
Um dos grandes atractivos das plataformas vibratórias é permitirem fazer exercício físico obtendo resultados superiores do que com o exercício dito habitual como por exemplo caminhadas e apenas com cerca de 3 sessões por semana.
Convêm ressalvar que a utilização das plataformas Vibratórias não dispensa a ingestão de medicamentos actua sim como um complemento um do outro.

TRATAR ESCOLIOSE COM PLATAFORMA VIBRATÓRIA

Existe cada vez mais pessoas com problemas de Escoliose e quando se tenta encontrar uma solução para a tratar cada vez mais se recorre a sessões de Fisioterapia usando a Plataforma Vibratória.
Nestas sessões de Fisioterapia o técnico de Saúde vai tentar aumentar a mobilidade e Rigidez muscular no local de maior dor e onde se localiza a lesão provocada pela Escoliose, e ao mesmo tempo tentar fortalecer toda a área muscular circundante para compensar o desequilíbrio provocado pela lesão.
Tudo isto pode ser alcançado com exercícios específicos com Plataformas Vibratórias mas sempre com a supervisão do técnico de Saúde.
Porque é que a Plataforma Vibratória ajuda a tratar a ESCOLIOSE?
O Movimento Vibratório deste aparelho de fitness vai diminuir a Rigidez muscular e a contração dos músculos através da estimulação do corpúsculo tendinoso de Golgi que desempenha a função de receptor sensorial proprioceptivo que está envolvido nas contrações musculares.
O organismo quando estimulado com movimentos vibratórios deste aparelho vai actuar sobre os músculos posturais, aumentando o estímulo nervoso sobre o nosso cérebro, levando a que este responda aumentando o equilíbrio através de um aumento do fluxo sanguíneo ao nível dos ligamentos e tendões aumentando assim a estabilidade.
Como será uma sessão de tratamento?
O Fisioterapeuta vai preparar uma série de Exercícios sobre a plataforma Vibratória que no final vai efetuar uma reeducação neuromuscular que ao fim de alguns tempos permitirá aumentar a estabilidade da coluna vertebral, e ao mesmo tempo vai melhorar a orientação postural e no espaço.

USAR PLATAFORMAS VIBRATÓRIAS COM ARTROSES DO JOELHO

Com a idade é normal fruto do processo de envelhecimento aumentar as dores nas articulações em especial nos joelhos onde muitas vezes surgem artroses que podem ser prevenidas ou minimizadas com exercício físico nas plataformas vibratórias.
A artrose do joelho resulta de um desgaste da cartilagem que leva a que os ossos do fémur e perónio sofram mais atrito e provocando mais desgaste e dor.
Mas hoje em dia é possível prevenir esta situação, não curar, mas com as plataformas vibratórias pode minimizar a dor e evitar tomar alguns analgésicos, o que consegue:
Aumentar a força Muscular
Usando exercícios específicos com a plataforma vibratória vai poder aumentar a mobilidade da articulação e a força muscular bem como os reflexos em muito menor tempo que o necessário com o exercício físico convencional.
Aumentar a capacidade de movimento articular
Se usar a plataforma vibratória vai com certeza melhorar a sua capacidade de se movimentar. Uma artrose do joelho, leva a uma redução da capacidade da articulação para se dobrar, como por exemplo andar e descer escadas causa muitas dificuldades, pois vai fazer uma pressão inadequada sobre a área circundante da rótula. Por isto caminhar como objectivo de minimizar a dor pode não ser uma boa opção.
Graças ao seu movimento vibratório vai aumentar o fluxo de sangue aos ligamentos e tendões e consequentemente melhora a amplitude articular aumentando ao mesmo tempo o retorno venoso e linfático sem provocar lesões nos mesmos.
Já foram efectuados estudos que provam que a plataforma vibratória tem excelentes resultados na redução da dor e na incapacidade relacionada com artroses. As pessoas que sofrem com este problema normalmente não suportam o exercício físico, tal as dores que têm de suportar, mas graças a este aparelho pode fazer exercício com o mesmo resultado mas em menos tempo.

PLATAFORMAS VIBRATÓRIAS NA FIBROMIALGIA

A Fibromialgia é uma doença silenciosa que torna a vida de quem a possui um sofrimento. Apesar de não ter cura é possível hoje em dia melhorar a qualidade de Vida das pessoas com fisioterapia recorrendo à utilização das Plataformas Vibratórias.
Esta doença é caracterizada por uma fadiga constante, dormência e sensação de Formigueiro nas extremidades do corpo, rigidez ao acordar entre outros sintomas que podem ser minimizados por uma prática de atividade Física moderada ao longo do tempo e uso de medicamentos.
O profissional de Saúde vai tentar que use a Plataforma vibratória de uma forma gradual e com baixa intensidade para que o seu organismo se
adapte ao esforço e vá aumentado a sua capacidade de resistir a mais.
Por outro lado graças aos movimentos Vibratórios vai conseguir um aumento do relaxamento muscular, e ainda vai obter resultados surpreendentes na diminuição da dor e rigidez articulares. Para além deste efeito é possível que se consiga diminuir o atrito entre, articulações tendões e tecido adiposo por conseguinte dores.
Por estes motivos existem cada vez mais casos de sucesso na utilização das plataformas vibratórias contra a Fibromialgia.

PLATAFORMAS VIBRATÓRIAS NA DOENÇA DE PARKINSON

A Plataforma Vibratória está a revolucionar o mundo do fitness e da reabilitação de utentes com Doença de Parkinson pois permite obter bons resultados na melhoria da coordenação motora, na postura, no equilíbrio, na deambulação e desenvoltura com que se movem e Rigidez muscular e Tremores.
A doença de Parkinson já conta com um longo historial enquanto doença no qual se sabe que afecta os neurónios responsáveis pela produção da dopamina e consequentemente manifestam-se por vários sintomas entre os quais: rigidez muscular, alterações do equilíbrio e da capacidade em deambular são os mais frequentes.
Actualmente a doença de Parkinson pode ser minimizada recorrendo a medicamento e a fisioterapia. Nestes casos o doente deve manter uma vida Activa onde a actividade física seja uma constante.
No entanto surgem alturas em que devido ao avanço da doença diminui a capacidade física de certas zonas do corpo com perda de força e diminuição da mobilidade articular.
Neste campo as plataformas vibratórias desde que usadas com supervisão e com exercícios específicos exercem um estímulo sobre os músculos levando a diminuição de alguns sintomas típicos da doença como a rigidez dos músculos e Tremores involuntários.
Graças aos exercícios com as plataformas vibratórias é possível exercitar apenas os membros inferiores sem sobrecarregar o resto do corpo.

CONTRA-INDICAÇÕES DAS PLATAFORMAS VIBRATÓRIAS

As plataformas vibratórias são um aparelho de Fitness que tem resultados impressionantes e já com uma longa história em que os benefícios da sua utilização são por demais evidentes mas existem também Contra Indicações das Plataformas Vibratórias.
No geral os benefícios das plataformas são por demais superiores aos factores que contribuem para que não sejam utilizadas.
Parte do grande sucesso das plataformas deve-se a às ondas de vibração que o aparelho transmite ao nosso corpo obrigando a uma reacção do corpo através de contrações musculares que melhoram o rendimento físico.

A utilização da plataforma vibratória é contra-indicada nos seguintes casos:

  • Diminuição da acuidade visual (alterações da retina);
  • Patologias vasculares (ex: varizes, episódios de tromboses venosas ou arteriais);
  • Enxaquecas;
  • Mulheres durante a gravidez;
  • Hérnia discal;
  • Prótese total da anca ou joelho;
  • Doentes que sofrem de ataques de Epilepsia;
  • História anterior de ataques cardíacos;
  • Uso de pacemakers;
  • Em caso de cansado, indisposição ou stress excessivo;
  • Em casos de inflamação por traumatismo;
  • No Pós-cirúrgico;
  • Intolerância a estímulos de vibratórios.

Este artigo não pretende ter uma conotação negativa pois defendo que as plataformas Vibratórias são uma maravilha tal os seus grande benefícios mas existem casos porem em que a sua utilização está contra-indicada e esse sim é o objectivo deste artigo.
Como é óbvio estas são apenas linhas orientadoras para aqueles que pretendem utilizar este aparelho tenha presentes os casos em que não devem optar por ele.

Pin It on Pinterest